Cirurgia de Transplante

 

Transplante Renal

Muitas vezes nossos órgãos podem ser tão debilitados que sua recuperação torna-se dificíl ou em muitos casos, impossível, quando isso acontece, a única solução é recorrer ao transplante de órgãos.

Vários podem ser os fatores que podem levar a destruição completa ou parcial de um órgão, podemos destacar aqui doenças auto-imunes, obesidade, diabetes, pressão alta, alcoolismo, uso de drogas, dietas ricas em gordura e sódio, dentre outros.

No caso dos rins, pode-se ocorrer a perda parcial ou total da função renal. Em casos de perda parcial da função renal, a readequação da dieta e medicamentos podem ser o suficiente para, se não recuperar, pelo menos estabilizar o quadro. Porém em casos da perda completa da função dos rins, os únicos métodos de tratamento são a hemodiálise e o transplante renal.

Hemodiálise

Quando os rins param de funcionar, substâncias tóxicas se acumulam no nosso corpo gerando sérios problemas de saúde como, cãimbras, retenção de líquidos, inchaço, cansaço, indisposição, infecções graves, aumento da pressão arterial e consequentemente morte caso não haja diagnóstico precoce e tratamento imediato. Além disso os rins também são responsáveis por produzir eritropoetina, uma substância importantíssima que age no amadurecimento das células sanguíneas, que quando não secretadas em quantidades suficientes pode levar a um quadro de anemia profunda.

Quando a situação chega a níveis críticos, um transplante renal é a única solução. Enquanto aguarda-se um órgão compatível os pacientes  são submetidos ao tratamento de hemodiálise. As máquinas irão substituir a função dos rins, retirando do corpo do paciente o sangue carregado de toxinas e devolvendo um sangue limpo, isento de agentes tóxicos que podem causar mal estar.

A cirurgia de tranplante e o pós operatório

Os rins são um dos poucos órgãos que podem ser doados ainda em vida. Os efeitos colaterais para o doador são mínimos, ou seja, uma pessoa saudável consegue viver tranquilamente com um rim apenas e sem apresentar nenhum tipo de problema de saúde pelo resto de sua vida e não será necessário ao doador nenhum tipo de medicamento ou tratamento devido ao ato de doar.

O pós operatório para o receptor a duração da internação é maior. Evoluindo bem recebe alta entre 15 a 20 dias, mas o paciente deve ficar em isolamento e com cuidados especiais por pelo menos 3 a 6 meses após a cirurgia para evitar doenças por infecções oportunistas. Após esse período o paciente, através de acompanhamento médico liberado a retornar as atividades normais.

 

 

A linha de Sondas Descartáveis da CPL Medical's é vasta, sendo o carro chefe da empresa e estando presente em vários tamanhos e famílias (Sondas de aspiração traqueal sem e com válvula, nasogástrica curta, gástrica levine, retal e uretral). Tal versatilidade na fabricação de sondas, permitem que nossos insumos estejam presentes em diversas etapas de cirurgia e tratamento de pacientes e não seria diferente neste caso. As sondas descartáveis uretrais da CPL Medical's são utilizadas na etapa do pós operatório dos pacientes transplantados, pois, após receber o novo rim, o paciente voltará a urinar normalmente, mas estará impossibilitado devido aos efeitos da anestesia ou até mesmo por cuidados pós cirúrgicos, de se mover, devendo encontrar-se em repouso absoluto e até mesmo para adaptar-se novamente ao retorno do funcionamento normal do aparelho urinário, está sonda é então introduzida na uretra do paciente até que uma das extremidades alcance a bexiga, este procedimento é realizado ainda durante a cirurgia aproveitando-se os efeitos da anestesia e retirada quando o médico após acompanhar a evolução do paciente decidir que ela não é mais necessária e cumpriu sua finalidade. Esta sonda é encontrada nos números 4,6,8,10,12,14,16,18 e 20 e a cada número o diâmetro externo varia, iniciando em 1,67mm, indo até 6,7mm. Quem define o tamanho e diamêtro a ser utilizado é o médico avaliando cada caso individualmente.

Sonda Uretral CPL Medical's é utilizada para alívio da bexiga em pacientes incapazes de urinar.
Embaladas individualmente em Papel Grau Cirúrgico (PGC) com esterilização a óxido de etileno ou embalagem plástica (Mercosul) com esterilização a raio gama.

 

Sonda Uretral CPL Medical's é utilizada para alívio da bexiga em pacientes incapazes de urinar.

Embaladas individualmente em Papel Grau Cirúrgico (PGC) com esterilização a óxido de etileno ou embalagem plástica (Mercosul) com esterilização a raio gama.

 

 

Referências
CPL Medical's. Produtos Médicos. Disponível em: https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=36; https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=163; https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=37: .Acesso em:06/04/2021.

CPAPS. Disponível em:https://www.cpaps.com.br/blog/traqueostomia-o-que-e-para-que-serve-modos-ventilatorios/.Acesso em:06/04/2021.

 

Viver Saúde. Disponível em: https://www.viversaudehospitalar.com.br/fixador-traqueostomia#:~:text=Um%20fixador%20de%20traqueostomia%20%C3%A9,ou%20pl%C3%A1stico%2C%20chamado%20de%20c%C3%A2nula. Acesso em:06/04/2021.

 

 

Cookies?