Enema

Enema. Técnica médica muito antiga ainda muito atual.

A técnica que consiste na introdução no intestino, de solução medicamentosa ou não por meio de sonda retal ou tubo com bico, Quando a quantidade de medicamento ou substância introduzida é menor (algo em torno de 50 a 500 ml), a denominação dada é Enema ou Clister (quando a quantidade é maior é chamada de Lavagem Intestinal) .
É um procedimento que auxilia no amolecimento do conteúdo fecal dentro do intestino facilitando sua exteriorização, esvaziando o cólon em condições nas quais o organismo não consiga efetuar a evacuação de forma natural.
Esta é uma técnica médica muito antiga, tendo registro de uso pelos gregos para combater vermes, parasitas, febre e outras comorbidades da época, sendo utilizada pelo próprio Hipócratres na época.
Ao longo do tempo a técnica perdeu lugar para o fármacos como o laxante por exemplo, porém a técnica de enema mostra-se mais eficaz por estimular uma resposta do organismo, preparando-o para uma reação natural, estimulando as contrações intestinais para a eliminação dos resíduos fecais, já laxantes por sua vez, podem causar dependência, ter efeitos colaterais indesejados, como a maioria dos remédios.
A importância em realizar esse tipo de lavagem são os benefícios que isso pode nos trazer, pois problemas intestinais podem causar uma série de problemas de saúde tais como, constipação, flatulência, diarréia, inchaço, sobrepeso, cansaço, manchas de pele, endurecimento do intestino e das fezes, mau funcionamento do trato intestinal, acúmulo de toxinas e em alguns casos até mesmo câncer!
Portanto, a limpeza do nosso cólon e do nosso intestino pode prevenir contra todas essas e mais uma série de complicações a nossa saúde, melhorando nossa qualidade de vida e nos dando maior disposição.
Por sua vez o enema é um procedimento bem simples, tendo pouquíssimas contra indicações, não podendo ser realizado em casos de pacientes que sofram de cirrose, colite, hemorróidas, hérnias ou caso tenha realizado alguma cirurgia recentemente.

   

A CPL Medical's fabrica frascos irrigadores para enema, fabricado em pvc atóxico, transparente e com capacidade para 1 litro e 2 litros;
Possui alça de fixação para facilitar no momento da realização do procedimento;
Embalado em embalagem plástica contendo 01 unidade;

 

Por: César Augusto
Biomédico Especialista em Microbiologia

Referências

Coren, Conselho Regional de Enfermagem. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/parecer_coren_sp_2010_32.pdf. Acesso em:10/05/2021.

Tua saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-fazer-um-clister-em-casa/#:~:text=O%20clister%2C%20enema%20ou%20chuca,facilitar%20a%20sa%C3%ADda%20das%20fezes. Acesso em: 12/05/2021

CPL Medical's Produtos Médicos. Disponível em: https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=34: ; https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=164: Acesso em: 14/05/2021.

Cookies?