Cuidar do intestino

Lavagem intestinal com uso de sonda retal.

A lavagem intestinal também conhecida como enteroclisma é indicada em preparação para cirurgias em pacientes que sofrem de constipação, esta por sua vez pode ocorrer devido a diversos motivos, sendo os mais comuns: alimentação pobre em fibras, desidratação, sedentárismo (falta de exercicíos fisícos), dentre outras causas.
Para que a expulsão dos resíduos presentes no intestino ocorra são usadas soluções chamadas de hiperosmolares que ira acelerar o transito intestinal, facilitando e agilizando assim a evacuação.
Nestes casos são utilizadas sondas retais.
A Sonda Retal é produzida em material PVC (cloreto de polivinila) transparente, flexível e atóxico, em forma de cilindro reto e inteiriço, com extremidade proximal arredondada, aberta, isenta de rebarbas, possuindo um orifício. Esse orifício é dimensionado de acordo com o calibre de cada sonda, apresentando diâmetro perfeitamente acabado, delimitado e regular em toda a superfície. A extremidade distal apresenta, devidamente acabado e fixado, dispositivo conector.
Trata-se de um procedimento também relativamente simples podendo ser realizado até mesmo por auxiliares de enfermagem com supervisão de enfermeiros, ou pelos próprios enfermeiros.

SONDA RETAL
CPL MEDICALS

Para para utilização na
lavagem instestinal

A CPL Medical's fabrica os produtos necessários para a realização de lavagem intestinal por técnica de enema ou sondagem retal?


A CPL Medical's fabrica sondas retais , embaladas individualmente em Papel Grau Cirúrgico (PGC) com esterilização a óxido de etileno ou embalagem plástica (Mercosul) com esterilização a raio gama.
As sondas retais CPL Medical's podem ser encontradas nos tamanhos 4, 6, 8,10,12,14,16,18, 20, 22, 24, 26, 28, 30 e 32 com diâmetro externo inciando em 1,67mm e chegando até 10,7mm.

 

 

Por: César Augusto
Biomédico Especialista em Microbiologia

Referências

Coren, Conselho Regional de Enfermagem. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/parecer_coren_sp_2010_32.pdf. Acesso em:10/05/2021.

Tua saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-fazer-um-clister-em-casa/#:~:text=O%20clister%2C%20enema%20ou%20chuca,facilitar%20a%20sa%C3%ADda%20das%20fezes. Acesso em: 12/05/2021

CPL Medical's Produtos Médicos. Disponível em: https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=34: ; https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=164: Acesso em: 14/05/2021.