Drenagem Torácica

Drenagem Torácica

Nosso sistema respiratório começa no nariz e boca e se estende passando pela garganta (faringe) e laringe até alcançar as vias aéreas e pulmões. A entrada da laringe é coberta pela epiglote uma pequena aba de tecido, ela se fecha automaticamente durante a deglutição, impedindo assim a entrada de alimentos ou líquidos nas vias aéreas.
Compondo esse sistema temos a pleura, que é uma membrana que reveste os pulmões se posicionando entre eles e a parede do tórax. Ela serve para dar maior conforto, mobilidade e evitar atritos, proporcionando aos pulmões se moverem mais suavemente durante a respiração e a movimentação das pessoas, esta região apresenta uma uma pequena quantidade de líquido lubrificante que fica condicionado entre as duas camadas da pleura. Essas duas camadas deslizam suavemente uma sobre a outra, toda vez que os pulmões sofrem algum tipo de alteração em sua forma e tamanho.

Essa região possui o nome de cavidade pleural e em situações atípicas como acidentes e doença, este espaço que deveria ser ocupado apenas por líquidos lubrificantes próprios da pleura pode acabar sendo invadido e preenchido por outros líquidos ou gases que podem causar sérias alterações de funcionamento dos pulmões e perturbações respiratórias, que podem levar a morte se não tratadas.
Quando situações tão extremas ameaçam a capacidade e o sistema respiratório do paciente, é necessário realizar uma drenagem torácica, que nada mais é do que a drenagem do líquido que se encontra acumulado na cavidade pleural e as principais indicações para drenagem torácica são.

Pneumotórax.
Existem também casos de emergências cirúrgicas como o Pneumotórax por exemplo, que pode ser causada pela entrada de ar dentro da pleura que é uma membrana que recobre o pulmão, essa emergência cirúrgica é relativamente comum, mas também pode ocorrer de forma espontânea em pessoas saudáveis, mas é mais comum em fumantes ou pessoas que sofreram algum tipo de trauma no tórax, independentemente de em qual situação ocorra, quando acontece é necessário a realização de uma drenagem.

Hemotórax.
Hemotórax é o acúmulo de sangue no espaço pleural. (Ver também Visão geral do trauma torácico.) A causa usual de hemotórax é laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Pode resultar de trauma penetrante ou fechado.

Derrame Pleural.
O derrame pleural é o acúmulo anormal de líquido no espaço pleural (o espaço entre as duas camadas da membrana fina que reveste os pulmões).

Realização de pleurodese.
Inserção do tubo torácico para facilitar a instilação de agentes esclerosantes (Tetraciclina, Nitrato de Prata, Povidine, Bleomicina, talco estéril) no espaço pleural para o tratamento de derrame refratário.
Esse procedimento também é indicado após cirurgias com abertura da pleura.

 

DRENO TORÁCICO

CPL MEDICAL'S

Para auxiliar a equipe de profissionais da saúde nesse procedimento, a CPL Medical's Produtos Médicos conta com o Dreno Torácico em sua linha de produtos médicos que deve ser utilizado em drenagens em geral, sendo indicado a pacientes submetidos a cirurgias, na eliminação de secreções e fluidos corporais em caso de hemotórax, pneumotórax, hidrotórax e em cirurgias cardiovasculares. Eventualmente permite a irrigação com soluções estéreis, enquanto o paciente se mantém sob cuidados de terapia intensiva. Pode ser adquirido nos tamanhos de 10 até 40 com comprimentos de 42 cm até 47,5 cm e diâmetros de 2,00mm a 9,50 mm.

 

SISTEMA DE DRENAGEM DO MEDIASTINO

CPL MEDICAL´S

 

É indicado o uso deste produto junto ao Sistema de Drenagem de Mediastino CPL Medical's.

 

Conte sempre com a qualidade nacional dos produtos CPL Medical's.

 

 

 

Referências

A.C. Camargo Cancer Center. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/sites/default/files/2020-08/Manual-Nutricao-Enteral.pdf . Acesso em: 19/07/2021.

CPL Medical's Produtos Médicos. Disponível em: https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=156: Acesso em: 19/07/2021.