Sonda de alimentação enteral

Sonda de Alimentação Enteral

Quando a alimentação por vias normais e alimentos sólidos se torna impraticável ou inviável a um indivíduo, seja momentaneamente ou permanentemente é necessário se criar uma terceira via ou uma terceira opção, que é justamente a alimentação enteral.
A alimentação enteral nada mais é que uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos de cirurgia da região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago, etc. A ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado. Nesse caso, os alimentos estão na forma líquida ou em pó e têm o mesmo valor nutricional que você obteria pelo consumo de alimentos, e também são digeridos da mesma maneira, contendo tudo que você necessita diariamente, incluindo carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas, minerais e água.
Os tipos de alimentação enteral que o paciente deverá receber irá depender muito, uma vez que todas as pessoas tem necessidades nutricionais distintas, sendo essa alimentação adaptada de acordo com peso, altura, nível de atividade e condição médica.
As dietas ministradas poderão ser caseiras ou industrializadas.
A caseira é feita com alimentos in natura, conforme receita fornecida pelo médico
A industrializada pode ser encontrada pré pronta ou pronta e já balanceada, está já possui todos os nutrientes necessários e é vendida em forma liofilizada (em pó), mas também pode ser comprada em forma líquida ou diluída, já pronta para uso.

 

SONDA DE ALIMENTAÇÃO

ENTERAL

CPL MEDICAL'S

 

A sonda de nutrição enteral é um tubo fabricado em poliuretano e material rádiopaco, ou seja, o material e a técnica com que a fabricação deste produto é realizada, possibilita através de um exame de raios x, saber exatamente onde a sonda está posicionada e se a mesma encontra-se no local indicado para realizar a alimentação correta do paciente, ela também possui um conector de via dupla fabricado em pvc que facilita a administração da alimentação e também um arame guia, que auxilia na introdução da sonda e em seu caminho até sua chegada ao estômago, após introduzida um exame de Raios-X é solicitado para comprovar o sucesso do procedimento, ou se serão necessários ajustes, as sondas CPL podem ser encontradas nos números 8,10 e 12.

 

 

Por sua vez os frascos de alimentação CPL, podem ser adquiridos nas graduações de 300 a 500 ml, com fabricação em polietileno de baixa densidade e podendo armazenar até meio litro de solução usada na dieta enteral.
Sondas de nutrição enteral e frasco de alimentação enteral, mais dois produtos que levam a marca e qualidade nacional que só o selo CPL Medical's proporciona.

Referências

A.C. Camargo Cancer Center. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/sites/default/files/2020-08/Manual-Nutricao-Enteral.pdf . Acesso em: 19/07/2021.

CPL Medical's Produtos Médicos. Disponível em: https://www.cplmedicals.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=156: Acesso em: 19/07/2021.