Gastroenterologista

 

GASTROENTEROLOGISTA, LINHA DE SONDAS
E ALIMENTAÇÃO ENTERAL CPL MEDICAL'S

O Gastroenterologista é o profissional médico responsável por cuidar de todas as doenças que envolvem ou estão relacionadas ao nosso aparelho digestivo que por sua vez é formado por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Este profissional é procurado sempre que sentimos algum incomodo em nosso sistema digestivo, as vezes sendo só um incomodo como já mencionado, outras vezes podendo haver a manifestação de sintomas que podem indicar que nosso aparelho digestório não está funcionando bem e que precisamos dar uma maior atenção a estes sintomas que podem ser vários tais como enjoo, azia ou queimação no estômago, refluxo, vômitos, alteração na digestão, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, gazes, inchaço ou distensão abdominal, quando estes sintomas aparecem e persistem, devemos procurar um gastroenterologista.
Caberá ao profissional solicitar, realizar procedimentos e exames, prescrever os medicamentos necessários e acompanhar o caso do paciente, fazendo alterações necessárias em seu tratamento.
Em alguns casos será necessária a internação do paciente para uma melhor investigação no sistema digestivo, realizando exames mais específicos que necessitarão de profissionais especializados e em outras situações também poderá ser necessário a realização de procedimentos cirúrgicos.
Durante sua internação o paciente pode ficar impossibilitado de receber alimentação ou medicação por via oral, seja pelos procedimentos ou exames, ou pela condição de seu quadro clínico, fato é que a alimentação e a medicação precisam ser administradas de alguma maneira, nestes casos essa administração é realizada via sonda, que também servirá para coletar amostras de suco gástrico para exames, ou seja, estas sondas podem ter múltiplas funções, sendo um equipamento importante tanto para o médico e equipe de enfermagem quanto para o paciente.

 

Para as finalidades descritas acima a CPL Medical's conta em sua extensa linha de produtos médicos como as Sondas Nasogástrica Curta, Gástrica Levine, Sonda de Nutrição Enteral e Frascos de Alimentação Enteral.

 

Sonda Gástrica Levine
A Sonda Gástrica Levine é utilizada em crianças para confirmar a permeabilidade da porção superior do aparelho digestivo e em adultos para lavagem estomacal ou para alimentação enteral conectada ao respectivo equipamento, ela é comercializada nos tamanhos de n°4 ao n°22. Fabricada em PVC atóxico, flexível, transparente com demarcações de posicionamento (modelos adultos) e uma superfície rigorosamente lisa, com uma ponta arredondada aberta no lado proximal do tubo e com 02, 03 e 04 orifícios (conforme o diâmetro do tubo) alternados em lados opostos.

Sonda Nasogástrica Curta
A Sonda Nasogástrica Curta é utilizada para administração de dieta enteral e medicamentos em pacientes que não conseguem se alimentar, ela é comercializada nos tamanhos de n°4 ao n°12. Fabricada em PVC atóxico, flexível transparente e uma superfície rigorosamente lisa, com uma ponta arredondada fechada no lado proximal do tubo e 02 orifícios alternados em lados opostos.

 

Sonda de Nutrição Enteral
A Sonda de Alimentação (Enteral) é utilizada para a administração de dieta enteral em pacientes que não conseguem se alimentar e assim como as outras sondas mencionadas neste texto, também podem ser administrados medicamentos via sonda enteral, a diferença dela para as outras é que ela é fabricada em poliuretano, com linha radiopaca na ponta. Inerte e flexível, mantém sua flexibilidade dentro do tubo digestivo, apesar do meio ácido e do suco gástrico. Possui marcações de posicionamento. Fio de aço inoxidável com cilindro na ponta no mesmo diâmetro do tubo facilitando sua introdução. Conector em "Y" dupla via para maior comodidade. Ela é comercializada nos tamanhos de n°8 ao n°12

Frasco de Alimentação Enteral
Destinado à administração de soluções enterais para pacientes por sonda ou via oral. Os frascos são fabricados em polietileno de baixa densidade, graduado em escala de 50 ml e embalados individualmente. É comercializado nos volumes: 300 e 500 (ml). Estéril e Não Estéril.


A CPL Medical's está há mais de 50 anos
no mercado de produtos médicos oferecendo qualidade a preço justo!

 

Referências
CPL Medical’s Produtos Médicos. Disponível em: https://www.cplmedicals.com.br/. Acesso em: 01/03/2022 às 22:51.
Federação Brasileira de Gastroenterologia. Disponível em: https://fbg.org.br/ . Acesso em: 01/03/2022 às 20:30.

 

Cookies?